Tuesday, March 06, 2007





claire daly :: fostina Dixon :: Sylvia Cuenca :: jane ira bloom :: terry lyne Carrington :: gypsy cooper

sensualidade jazzistica


Uma das formas de se observar o papel das mulheres no jazz, será observar quais foram as mulheres que gravaram grandes discos e quais são as mencionadas nos livros de história do jazz. Estas mulheres são geralmente vocalistas, como Ella Fitzgerald e Billie Holiday, e também, mas mais raramente, pianistas, como Mary Lou williams. Mais esquecidas ficam todas as outras mulheres, que tocam instrumentos associados ao género masculino.

É norma não nos recordarmos de mulheres saxofonistas, como Margaret Backstrom e Vi Burnside que sempre brilharam em jam sessions. Mulheres que vivem a musica e amam este estilo – jazz.

Apesar de parecer estranho numa época onde existem tantas intérpretes de saxofone, bateria e contrabaixo fabulosas, o público continua a suspeitar quanto à prestação destas no campo instrumental, principalmente em jazz e rock.

Em alguns lugares, ainda é normal presenciarem-se comentários de espanto e estranheza associados ao virtuosismo de muitas mulheres “du jazz”. Ou seja, apesar de haver excelente qualidade feminina no jazz, ainda é estranho assimilar que existem mulheres que tocam instrumentos, geralmente associados ao género masculino, e que o fazem de forma igualmente soberba.

Neste caso e como na maioria dos casos que conheço, o desconhecimento, a falta de visibilidade e a “ignorância” são os principais auxiliares para a manutenção deste pensamento. Tanto por parte do público geral, como por parte de potenciais músicos femininos, que não conseguem idealizar essa realidade.

A única solução é continuar a dar espaço para se viver a música – todos os géneros de música e todos os instrumentos. Longe vai o tempo onde o género feminino só preenchia o lugar de vocalista, pianista, violinista e violoncelista. Hoje pode ver-se sensualidade e feminilidade na bateria, saxofone, trombone, vibrafone, baixo e guitarra.

GO!

2 Comments:

Blogger crispy said...

yeehh! e viva as Sax girls :)

8:36 PM, March 06, 2007  
Blogger Ana Paulo Santos said...

e as vibrafonistas!

(gostei da parte de serem sensuais... vamos arrasar!)

10:15 PM, March 06, 2007  

Post a Comment

<< Home