Sunday, November 19, 2006

choveu como não chove há anos,
os avós e velhotes dizem-nos ser culpa da poluição e da ganância do Homem.

- faz bem, filho, proteger o ambiente e a terra - abafo ao longe as palavras, com os sons de quem está num ritmo 75 rotações.
- vó! estou cheio de pressa, tenho de ir para as aulas.
Ela grita indignada - mas está tanto frio!
parece que vou explodir. que mania de estarem sempre a tentar manter-nos em casa, a frustrarem-nos
Apetece-me responder.
Mas não há tempo para raiva e despiques.
O comboio não espera.

Mais tarde no encosto do comboio, volto a pensar no assunto. Aquilo não me sai da cabeça, as palavras feitas para destruir cada sonho, cada alegria. Acham que temos de estar em casa no inverno e só sair de casa no verão. que raiva.

Será que os mais velhos perderam a capacidade de sonhar?
Habituaram-se ao trabalho, casa e familia.
Qualquer tempo gasto fora disso pode ser trocado por um par de pantufas nos pés e uma manta de quadrados nas pernas. Qualquer dinheiro torna-se como desperdiçado quando não é direccionado para uma casa, para carro ou para encaminhamento de emprego. Qualquer saída com amigos tem de ser encarada como uma procura pela cara-metade.
e depois de conquistado a cara-metade, o emprego e a casa, talvez já possamos receber nesse natal, umas pantufas e uma mantinha aos quadrados.

2 Comments:

Blogger Ana Paulo Santos said...

Ai, que azedo!

A avó Guta quer-te bem, aninhar-te no quentinho do seu colo, porque és e serás sempre o menino dela.

E não saberão eles (os velhotes) o que realmente importa? É que em dia de chuva não há nada melhor que umas pantufas e uma mantinha aos quadrados! (digo eu que me encaminho a passos largos para a cotice...)

11:08 AM, November 20, 2006  
Blogger marta* said...

são outros sonhos...sonhados noutros dias em que era preciso o essencial sem tempo para mto mais. Acho que hoje são mais sonhos sonhados para nós...Sonham para nós (os filhos ou os netos) o que para eles foi um sonho que demorou a concretizar (o emprego, a casa, a família, o carro...) e às vezes é difícil perceber que os nossos sonhos são simplesmente diferentes :)

as avós adoram-te e mimam-te miúdo. num dia chuva chá quentinho e manta de xadrez é mimo oferecido.

beijinho

7:16 PM, November 20, 2006  

Post a Comment

<< Home